segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Resumo eleitoral

Pois é, como vocês se aperceberam e comentaram, não vou emigrar , até porque tenho medo que aqueles senhores simpáticos do PNR depois não me deixem voltar.
Numa noite em que todos parecem ter ganho, digo, de peito feito, que eu sim faço parte de quem ganhou realmente as eleições. PS? Nada disso, vejamos:

PS - 36,6%
PSD - 29,1%
CDS/PP - 10,5%
BE -9,9%
CDU -7,9%
ABSTENÇÃO - 39,4%

Portanto, eu, que fiquei em casa, fazendo bolo de bolacha, salsichas brasileiras e, mais tarde umas chamuças, faço parte dessa quase maioria absoluta, certo? ;)
Estou à espera que o Cavaco me ligue para formar governo, só ainda não decidi com quem nos havemos de coligar, mas o Nuno da Câmara Pereira parece-me boa aposta!

Agora falando mais a sério, numa noite em que todos cantam vitória, a abstenção (os portugueses que não se revêm em nenhum político nem em nenhuma política) cresceu 4,4% em relação às últimas legislativas.
Não seria este o principal motivo de reflexão dos nossos dirigentes?
Enquanto todos cantarem vitória, lendo os resultados como mais lhes interessa, dificilmente me farão sair do sofá.

6 comentários:

Lia disse...

Bem, obrigada pelo pelouro da educação! Ganhamos, pah!

E depois para os Concelhos de Ministros, levas bolo de bolacha, salsichas e chamuças, tá?

DoceSussurro disse...

Olá
Eu também fiquei em casa, infelizmente não foi a fazer bolo de bolacha...
Pois é , também pertenço aos 39,4%.
Não me orgulho muito disso, mas de facto, quando não se vê grandes alternativas, e quando se vê que todos têm o mesmo discurso demagogo, não dá pica :s

Beijinho*

Matchbox32 disse...

Pelo menos, o teu partido não faria aos apoiantes o mesmo que o PS fez, pois não?
(Ver www.shadeofreflection.blogspot.com)
(Passo a publicidade, lol!)

R. disse...

Acho que não poderia discordar mais de ti em diverssisimos pontos... primeiro, os dados penso que estejam incorrectos... não os teus, mas os fornecidos pela comunicação social, porque a soma desses valores(ou algo como 98,qualquer-coisa a contar com os outros partidos) dá 133.4 % , e deveria dar 100 já que tratamos de percentagens.

Seguidamente, a abstenção NÃO é a população que não vai votar, porque quem não vai votar tem inumeras razões para faze-lo. Quem nao se revê em nenhuma politica apresentada vota em branco.

Os resultados dos votos brancos nem tão pouco foram apresentados, e mais uma vez sinto que a comunicação social só mostra aquilo que convem que se veja... e não permite a cada um fazer a sua leitura.

Bem, acho que disse tudo, mas se tiver errada, por favor corrijam-me.
Sem mais,
Beijossss*

Menino do mar disse...

Rvth:
Quanto aos valores excederem os 100%, é pelo facto dos resultados dos partidos ser calculado após ser retirado o valor da abstenção, enquanto esta se refere a todo o universo eleitoral.

Quanto às razões para me abster, tu própria dás a resposta. Os votos brancos ou nulos, nem são referidos pela comunicação social, logo ao abstermo-nos estamos a dar um sinal de que algo está muito mal!

De resto, concordo contigo que nem todas as pessoas deixam de ir às urnas como acto de revolta, muitas é mesmo por pura preguiça ou falta de disponibilidade.

beijo

Kikas disse...

ain ain. que falta de civismo, me' Menino!