quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Gripe A


Finalmente, sim, FINALMENTE, alguém com estatuto vem afirmar aquilo que eu estou farto de dizer e que é a minha opinião desde o início, ora vejam:

«A gripe A H1N1 deixou Espanha imersa numa "epidemia de medo" provocada por uma "doença fantasma" que se está a combater com "respostas exageradas", afirmou hoje a Organização Médica Colegial (OMC) espanhola.

Em comunicado, o presidente da OMC -- do Conselho Geral de Colégios Oficias de Médicos de Espanha -- Juan José Rodríguez Sendín admite que, por isso, "existam interesses económicos e até políticos" por trás do combate à pandemia.

Reiterando a "mensagem de tranquilidade", recordou que "Espanha conta com especialistas" capazes de lidar com a doença, pelo que os cidadãos não se devem preocupar.

"Entre 10 e 20 por cento dos espanhóis são hipocondríacos", disse, considerando que em Espanha "a fantasia e o romance são muito comuns".

"Com os dados que temos", disse, pode-se constatar que a gripe A H1N1 tem taxas de mortalidade e de complicações "bastante mais leves" que as apresentadas pela gripe sazonal, todos os anos.»


Chegámos ao ponto de ter espalhados pelos locais públicos pequenos dispensadores de líquido desinfectante. Ver as pessoas a usá-los e apavoradas por uma falsa epidemia, criada pelos meios de comunicação social, faz-me ter muito medo do poder que estamos a dar (ou já demos?) a algo que todos os dias entras nas nossas casas, nos nossos olhos, nas nossas mentes.
A quem interessa este clima de histeria colectiva?
Usem o kilo e meio de massa cinzenta que Deus nos deu.... eu tento usar, o mais possível.

13 comentários:

sakura disse...

Sabes meu amor, até no meu local de trabalho, já vi uma mulher a dar ao filho toalhitas desinfectantes para as mãos, cada vez que o miúdo tocava num objecto diferente... Só visto.
Anda tudo doido...tudo a fazer um alarmismo imenso.
Eu também gosto de usar a minha massa cinzenta ;)

Beijo imenso
da tua Flôr
*

Li disse...

Embora tenha sentido um pouco de medo, tenho de ser sincera, agora com tudo o que oiço também já estou a achar que isto tudo é um exagero enorme e uma estratégia de marketing!

Lídia Borges disse...

Concordo com o teu ponto de vista, por inteiro, mas é importante não descurarmos alguns cuidados.

Um beijo

*B* disse...

Muito bem!

Anônimo disse...

"Duas mil pessoas contraem a "gripe suína" e todo mundo já quer usar máscara.

Vinte e cinco milhões de pessoas têm AIDS e ninguém quer usar preservativo".

^^

Only Words disse...

No início também pensava assim. Defendia que tudo não passava de puro alarmismo, mas hoje, depois de várias conversas com amigos da área das ciências (médicos e enfermeiros), não consigo pensar ou lidar com o tema de ânimo leve, quando os próprios estão temerosos quanto ao que aí vem. A verdade é que não se sabe o verdadeiro impacto que o vírus pode ter numa pessoa saudável, uma vez que a estirpe tem evoluído de forma desmesurada. Enfim...há muita questão por esclarecer, por isso...nada como nos precaver, dentro do possível, sem fobias que nos possam castrar o ritual quotidiano.

;)

Ana disse...

Sou da mesma opinião que tu, desde o início, apesar de muita gente me olhar de lado quando digo o que penso sobre esta gripe. Enfim...

(e agora com esta musiquinha a tocar, como é que eu vou embora daqui, hein??):-)

Anônimo disse...

Menino, com tanto alarmismo e informação na TV até a minha kika com 9 anos, comenta que foi bom não termos ido ao Algarve porque há lá Gripe A...

Confesso que tenho algum receio pelas miudas mas não entrei em exagero.

Temos de ter algum cuidado mas cair no exagero tb não

Bjs

Lia disse...

quanto à massa cinzenta, eu continuo à espera que a minha venha de férias que não sei onde se enfiou...ando lerdinha de todo, LOL

qt à gripe A, tenho os cuidados básicos...lavo as mãos (já lavava antes, por isso n mudei hábitos) e não me colo a pessoas que estejam constipadas, mas de resto nem penso nisso...e olha, estive em espanha e n os vi a ter cuidados nenhuns..aquela gente nem qd ía ao wc lavava as mãos (badalhocos!!!!)

*B* disse...

Menino?

Tenho um miminho no meu blog!

Ana disse...

Oh pah e eu a pensar q tinhas gripá...voava já prái pra ma passares!!!!!!

Kikas disse...

Haja alguém com a mesma opinião que eu! Sinceramente, nem me preocupo. Uma amiga minha já teve e eu, se tiver que ter, tenho! Até é bom que não vou à escola xD ahah

Anônimo disse...

Eu nao entro nessa da gripe A.
E aqui para os meus lados começam a haver alguns casos.
Mas mesmo há pouco tempo ouvi na televisão que só é grave porque nao temos defesas, em termos de virus, nao é tão prejudicial, quando tratado, como o da gripe normal.
E o próprio ministério da saúde tem levado a coisa com naturalidade e sem alarido.
E cá em Portugal ainda nao morreu ninguém, para além de que os casos t~em sido bem acompanhados.

No outro dia no talho estava uma senhora ao meu lado que a filha tinha tido a gripe e a única coisa que ele sentia era febre, no máximo até aos 38º.